A arte de prender a atenção: 10 passos para fazer uma apresentação de qualidade
Conduzir uma apresentação é um fantasma que te assombra? Separamos algumas dicas para você elaborar uma apresentação de qualidade
Seja para projetos, palestras, seminários ou TCCs, exibir um trabalho não é uma tarefa simples. Como deixar suas ideias e objetivos claros? Como fazer com que o público entenda a mensagem que você quer passar? E o mais difícil, como prender a atenção e surpreender as pessoas?
Conduzir slides é a arte de estimular uma sequência de imagens e informações gerando sensações especificas na plateia. O segredo é simples: PLANEJAMENTO. Confira em 10 passos como fugir do amadorismo e exibir um trabalho esteticamente atrativo e interessante:
1 – PLANEJE
Já falamos como essa parte é fundamental. Uma apresentação bem feita começa bem antes de se colocar as mãos na massa. Para que o resultado final seja satisfatório é preciso pensar e planejar em todas as partes do processo. Responda as questões:
– Qual ferramenta é a mais apropriada para sua apresentação? Power Point, Keynote ou outro aplicativo?
– Já observou o ambiente? Os equipamentos, iluminação e tamanho do espaço?
– O assunto é totalmente inovador ou os presentes já possuem um conhecimento prévio do assunto?
– Como é o público e quantas pessoas estarão presentes?
Esses são só alguns pontos. Planejar cada parte garantirá o sucesso da sua apresentação.
2 – COLOQUE NO PAPEL
Quanto tempo você possui? Como você quer separar e exibir suas ideias durante esse tempo?
– Liste os tópicos e as ideias que pretende compartilhar.
– Elimine o que ficou repetitivo ou sem conexão com seu objetivo.
– Agrupe as ideias relacionadas.
– Estabeleça prioridades.
3 – CRIE UM ROTEIRO
Organize o tema da apresentação. É o momento de montar “sua história”. Suas ideias precisam ser fieis ao tempo. Defina os temas principais e a estética visual da apresentação. Busque impactar a plateia com imagens que complementem sua fala. Lembre-se: O público deve entender a ideia principal do slide de 3 a 5 segundos. Isso se dá pela leitura do título e compreensão do elemento principal (texto, vídeo ou imagem).
Leve em consideração:
– Ações na recepção.
– Abertura.
– Desenvolvimento.
– Encerramento.
4 – PENSE NO LAYOUT
A maioria dos idiomas ocidentais são lidos da esquerda para a direita, de cima para baixo. Conhecendo esta ordem natural de leitura, você pode direcionar os olhos das pessoas intencionalmente para algumas partes importantes que você deseja enfatizar. A utilização do layout é uma forma simples, porém eficiente, de controlar o fluxo e a hierarquia das informações.
5 – MENOS É MAIS
Este é o tipo de regra vale tanto para quantidade de slides quanto para o volume de conteúdo em cada um deles. Antes de finalizar o design de apresentação, verifique se os slides não apresentam excesso de textos ou imagens. No caso de tabelas e gráficos, avalie atentamente a necessidade de inclusão deles e tente deixá-los leves, retirando ou tornando discretos os dados que você não quer destacar. Lembre-se sempre de que muitas informações no mesmo slide tirarão o foco do que você quer evidenciar, além de não funcionar esteticamente e poder causar desconforto no seu público.
6 – ESCOLHA BOAS FONTES
Use dois tipos de fonte: uma para os títulos, outra para o texto. De preferência, use fontes sem serifa, como a Arial e a Tahoma.
Use negrito e sublinhado sempre que quiser destacar uma parte do texto. Pode utilizar também o recurso de escolher uma fonte diferente para dar ênfase a uma palavra ou expressão.
7 – NÃO USE FRASES INTEIRAS
Os slides são anotações visuais simplificadas que capturam e reforçam as ideias principais, e não conceitos completos. Como palestrante, você deve fornecer a maior parte do conteúdo e das informações, ao invés de colocar tudo isso nos slides. Se o seu público estiver lendo sua apresentação em vez de ouvir você falar, sua comunicação passa a ser ineficiente.
Enxugue sua mensagem principal e use palavras-chave para transmiti-la. Você nunca deve usar frases inteiras a menos que esteja inserindo uma citação de outra pessoa.
8 – ESCOLHA CORES BÁSICAS
Use cores claras e escuras simples. Texto excepcionalmente claro pode cansar a leitura, portanto use essas cores de forma moderada. Texto escuro em um fundo claro ou texto claro em um fundo escuro funcionam bem. Evite também usar gradientes, que podem dificultar a leitura do texto.
Se for para uma apresentação profissional e estiver apresentando em nome da sua marca, verifique quais são as diretrizes da empresa. As empresas quase sempre têm uma cor principal e uma cor de marca secundária, e é uma boa ideia usá-las em sua apresentação para estar em conformidade com a identidade e o estilo da marca.
9 – ENSAIE
Treine: Chegou o momento de ensaiar. O nervosismo em apresentações vem muitas vezes da falta de preparação do apresentador, por isso dedique uma boa parte do seu tempo a treinar para a apresentação.
Não leia o que está escrito! Não repita para o público, em hipótese nenhuma, as frases que estão escritas nos slides. Isso dispersará a atenção dos presentes.
Ultrapasse o medo de falar em público – Mesmo tendo todo o trabalho bem feito existem muitas pessoas que não conseguem ultrapassar o seu medo de falar em púbico. Respire e fale em voz alta!
Fique atento aos possíveis ruídos da comunicação e evite:
– Vícios fortes de linguagem.
– Apontar o laser do passador de slide de forma aleatória.
– Passar na frente da projeção.
– Gestos exagerados ou que não reforcem sua fala.
– Fala monocórdica.
10 – DÊ O SHOW
Chegou o grande dia! Depois de realizar as etapas anteriores, segure a ansiedade, beba água, confira os equipamentos e diga para seu cérebro: “Vai dar tudo certo”!
Inicie sua apresentação com algo que lhe deixa confortável e que gere interesse da plateia. Direcione seu trabalho sempre atento a cumprir o objetivo da apresentação. Transmita sua mensagem com emoção, demonstre paixão pelo seu tema. Finalize de forma memorável, seja com uma frase, um desafio, um vídeo, uma mágica. Seja criativo, sem fugir do tema.
Por: Katharyne Castro
Banner DEPOIMENTOS
Consórcio Imóveis
ABRIL/2014
MAIO/2014
FEVEREIRO/2014
FEVEREIRO/2014
ABRIL/2014
7 DICAS PARA ARRUMAR SUAS BAGAGENS NO PORTA-MALAS
Consórcio 2014
Fenasbac Convênios
Prêmio de Qualidade Fenasbac 2014
MAIO/2014
Fan page FENASBAC
Seguros
Orgulho é assim. Você se dedica ao BACEN, nós a você!
FEVEREIRO/2014
MARÇO/2014
Tranquilidade quem não precisa?!
Tabela de Automóveis - Veículo automotor
MAIO/2014
Depoimento Vicente Fialkoski
Nota promissória
FEVEREIRO/2014
ABRIL/2014
RESULTADO DE ASSEMBLEIA
RESULTADO DE ASSEMBLEIA
RESULTADO DE ASSEMBLEIA
RESULTADO DE ASSEMBLEIA
RESULTADO DE ASSEMBLEIA - JUNHO 2018
RESULTADO DE ASSEMBLEIA - JUNHO 2018
RESULTADO DE ASSEMBLEIA - JUNHO 2018
Comentários:
Deixe sua opinião sobre esse artigo.
Nome: |
Mensagem: |