Vai pegar a estrada?
Para evitar transtornos, o motorista precisa ficar atento aos sinais do carro e redobrar os cuidados na hora de viajar
Publicado em 18.04.2017 em Notícias
Outro feriado está chegando! Vai aproveitar os dias de descanso e fazer uma viagem com a família, sozinho ou com amigos? Que tal se prevenir e evitar imprevistos? Os cuidados começam antes mesmo de sair de casa. Ninguém merece ter o final de semana interrompido por algo que poderia facilmente ser evitado. Separamos algumas dicas e cuidados básicos essenciais para deixar seu veículo prontinho para estrada. Para evitar transtornos, o motorista precisa ficar atento aos sinais do carro. E na hora de viajar, um conselho: leve outra pessoa que tenha carteira de motorista para revezar. Caso não seja possível, faça paradas para descanso.
Siga essas dicas e evite problemas no meio do caminho.
Viagem tranquila, mais segurança e menos dor de cabeça! Confira:
Documentação:
A documentação precisa estar em ordem, sob a pena de o carro ser apreendido pelas autoridades policiais. Sua habilitação deve estar dentro do prazo de validade. Parece uma dica óbvia, mas muita gente se arrisca e viaja com os documentos vencidos. Evite multas e o impedimento de prosseguir com a viagem.
Manutenção em dia:
Os prazos de revisão preventiva estabelecidos pelas montadoras não existem à toa: eles servem para garantir a integridade dos componentes do seu veículo. Afinal, em caso de um desgaste prolongado, eles podem ocasionar riscos de acidentes, comprometendo a sua segurança e também afetando o seu bolso.
Pneus:
Além dos fluidos, (água e óleo) outros itens importantes são os pneus. Precisam estar sempre calibrados de acordo com o recomendado pelo fabricante para o modelo específico do seu carro. Assim, antes de viajar, verifique se a pressão está de acordo com a recomendada e também se os pneus estão em bom estado. Já olhou como anda seu estepe?
Freios:
Verifique se as pastilhas estão novas ou gastas e se o carro está freando de forma adequada, sem trepidações ou demora, o que pode indicar a necessidade de reparos ou substituição de componentes. Não deixe de checar também o nível do óleo de freio.
Suspensão:
A suspensão dos carros deve ser revisada a cada 10 mil quilômetros, incluindo fazer geometria e balanceamento. Se as revisões do seu carro não estão em dia, passe em um mecânico antes de viajar. É importante verificar o desgaste de amortecedores, molas, buchas e batentes. Puxadas na direção do carro em retas ou ruídos podem ser indícios de algo errado na suspensão.
Bateria:
Quase ninguém se importa com a bateria até o carro não pegar mais. Mas é importantíssimo que ela seja revisada antes das viagens.
Painel:
Fique atento às luzes do painel e o que elas representam. Algumas, como a de freio e a de bateria, podem indicar problemas. Se você tem dúvida sobre o que significam as luzes, consulte o manual do seu carro.
Lâmpadas:
Nem pense em viajar com alguma lâmpada do carro queimada. É preciso checar todas, entre elas as luzes de freio, ré, faróis e lanternas.
Na hora de viajar:
- Use sempre e corretamente a sinalização do veículo
- Respeite os limites de velocidade
- Mantenha a distância e previna acidente
- Evite distrações
A gente sabe o quanto que a sua segurança e de quem você ama são importantes. Tenha a sensação de tranquilidade em todos os momentos da sua vida. Carro sem problemas e nenhum prejuízo. Melhor do que viajar é poder chegar em casa seguro, não é mesmo? Viva boas histórias e conte com a gente.
Fenasbac Seguros – Sua felicidade e segurança nos importa.
Últimas notícias:
3F - Futuro, Finanças e Florestas: evento reuniu lideranças para debater o futuro das finanças sustentáveis no Brasil
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2024
Nota de pesar Eronides Batista Pituba
Fenasbac, Icatu Seguros e Executiva Corretora celebram renovação de parceria
Fenasbac, Icatu Seguros e Executiva Corretora celebram renovação de parceria
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2023
Fenasbac é oficialmente apresentada como instituidora do plano CentrusPrev+
LIFT Day
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2021
Fenasbac e Icatu Seguros: 20 anos de parceria
Com apoio da Fenasbac, Banco Central, Brazil Quantum e Microsoft exploram o uso de criptografia pós-quântica para melhorar segurança do Sistema Pix
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2022
Nota de pesar Carlos Alberto Filardi
Informe conjunto FENASBAC e ASBAC Porto Alegre
Pix: a chave mestra para um mundo de possibilidades
Altíssima complexidade e poder de transformação - Uma conversa com especialistas do BC sobre a Gestão Estratégica de Tecnologia do Pix
Base de dados para atender à nova Lei Geral de Proteção de Dados
Matriz econômica mais limpa e novas tecnologias sustentáveis: a missão do novo pilar da Agenda BC#
Padronizar é democratizar - Pix é um importante passo rumo ao sistema financeiro do futuro, tecnológico e inclusivo
Investimento e regulação: dois pilares essenciais para as fintechs no Brasil