Urbanismo sustentável: A importância de estudar, planejar, controlar e regular o crescimento da cidade
Mais gente, menos espaços e muita desorganização. No Dia Mundial do Urbanismo é importante esclarecer e discutir propostas de ações urbanizadoras e a urgência em se pensar no urbanismo sustentável.
Publicado em 08.11.2017 em Notícias
Planejar e propor mudanças para ampliar a qualidade de vida nas cidades, respeitando suas características e desafios não é tarefa fácil. Nas metrópoles que sofreram um crescimento desorganizado e possuem poucos espaços verdes e problemas com transporte de massa, o desafio é ainda mais complexo.
O conceito, inicialmente chamado de Novo Urbanismo, surgiu na década de 1980 nos Estados Unidos. O objetivo era resgatar a qualidade de vida e melhorar o relacionamento entre o homem e a cidade, promovendo o desenvolvimento sustentável em longo prazo e o crescimento ordenado que minimizasse os impactos sociais, ambientais e econômicos das ações urbanas.
No caso das organizações, o desafio é ser sustentável em todos os segmentos, inclusive com práticas internas. E o primeiro passo é pensar em gestão ambiental. Mas quais são os maiores desafios das empresas?
Como qualquer outro sistema de organização gerencial, a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental requer mudanças e as dificuldades encontradas podem ser diversas.
O Sistema de Gestão Ambiental promove revisões do processo produtivo e sua relação com o meio ambiental, social e econômico, dessa forma, identifica as atividades poluidoras, desperdício de energia e matérias-primas e organiza uma sistemática de monitoramento do sistema de gerenciamento ambiental. Alcança, assim, seu principal objetivo que é promover o equilíbrio entre a proteção ambiental e as necessidades socioeconômicas.
Para o dia mundial do urbanismo, é importante ressaltar que até que a prática do urbanismo sustentável seja adotada, certas barreiras precisam ser vencidas. A principal delas diz respeito à forma com que a arquitetura é pensada: precisa ser concebida de forma mais flexível e adaptável. Além disso, durante todo o processo de construção e manutenção de urbanismo sustentável, é preciso adotar esquemas de economia de energia.
Durante o planejamento de um empreendimento sustentável, também é importante que exista uma melhor seleção do material utilizado, optando sempre pelos que possuem menor impacto ambiental. Estes materiais, inclusive, devem facilitar a sua reutilização.
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a gestão ambiental é definida como parte do sistema de gestão que compreende a estrutura organizacional, as responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para aplicação, elaboração, revisão e manutenção da política ambiental empresarial. O objetivo é que o impacto ambiental das atividades econômicas das empresas seja reduzido ao máximo.
A implantação de um Sistema de Gestão Ambiental pode ser feita por qualquer empresa, seja indústria ou prestação de serviço. Inicialmente é feito o mapeamento de todas as atividades realizadas pela empresa para identificar quais são os aspectos e os impactos gerados em cada uma delas que afetam o meio ambiente.
Depois de identificados, são estabelecidos controles e propostas de soluções tecnológicas como forma de minimizar esses impactos ou monitorá-los, com base nas exigências legais de cada ramo de atividade. O estabelecimento destas propostas irá compor a Política Ambiental da empresa, cuja importância da disseminação e divulgação aos clientes internos e externos é altíssima, pois ela norteará os passos seguintes da implantação deste processo.
Até chegarmos ao caos das ruas, muitas práticas sustentáveis podem ser tomadas para amenizar as dificuldades e obstáculos gerados pelo crescimento da cidade.
O pensamento consciente é urgente!
Últimas notícias:
3F - Futuro, Finanças e Florestas: evento reuniu lideranças para debater o futuro das finanças sustentáveis no Brasil
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2024
Nota de pesar Eronides Batista Pituba
Fenasbac, Icatu Seguros e Executiva Corretora celebram renovação de parceria
Fenasbac, Icatu Seguros e Executiva Corretora celebram renovação de parceria
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2023
Fenasbac é oficialmente apresentada como instituidora do plano CentrusPrev+
LIFT Day
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2021
Fenasbac e Icatu Seguros: 20 anos de parceria
Com apoio da Fenasbac, Banco Central, Brazil Quantum e Microsoft exploram o uso de criptografia pós-quântica para melhorar segurança do Sistema Pix
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2022
Nota de pesar Carlos Alberto Filardi
Informe conjunto FENASBAC e ASBAC Porto Alegre
Pix: a chave mestra para um mundo de possibilidades
Altíssima complexidade e poder de transformação - Uma conversa com especialistas do BC sobre a Gestão Estratégica de Tecnologia do Pix
Base de dados para atender à nova Lei Geral de Proteção de Dados
Matriz econômica mais limpa e novas tecnologias sustentáveis: a missão do novo pilar da Agenda BC#
Padronizar é democratizar - Pix é um importante passo rumo ao sistema financeiro do futuro, tecnológico e inclusivo
Investimento e regulação: dois pilares essenciais para as fintechs no Brasil