Sustentabilidade automotiva: Desafios e soluções
Os veículos são fortes emissores de gases poluentes na atmosfera. Encontrar soluções para minimizar estes efeitos é um dos desafios do setor automotivo
Publicado em 08.06.2017 em Notícias
Desde 2008, uma das medidas mais recorrentes para manter a economia aquecida tem sido incentivar a venda de automóveis. A força do setor automotivo alavanca outros setores da economia. O segmento é o segundo maior mercado da indústria do aço, consumindo quase 15% da produção total desse material. Hoje, a indústria automobilística tornou-se vital para o desenvolvimento econômico do Brasil.
Em 2015 foram produzidos cerca de 80,1 milhões de veículos no mundo – um crescimento de 4% em relação a 2010, que teve uma produção de aproximadamente 77 milhões. Em 2016, foi constatado que no Brasil, há em média, um veículo para cada 7,9 habitantes.
No entanto, a produção e o próprio uso do automóvel estão no centro dos debates sobre desenvolvimento sustentável. Quais são os impactos e soluções que o setor vem adotando para superar os desafios de sustentabilidade?
De acordo com o site do Sebrae, um veículo pequeno gera, em média, durante seu primeiro ano de vida, 12 litros de óleo usado, cinco quilos de resíduos como estopa, embalagens, filtros de óleo, combustível, ar e insumos utilizados nas revisões. Grande parte dos resíduos gerados nas concessionárias não possui destinação final adequada. Em geral, as empresas se preocupam com a questão ambiental, mas não sabem que destino dar a estes restos de materiais.
A ausência de uma destinação adequada a esses resíduos causa diversos problemas, como esgotamento de aterros sanitários, obstrução de elementos do sistema de drenagem urbana contaminação de águas subterrâneas, entre outros.
Atualmente, o cuidado que as empresas têm com o meio ambiente é um fator de competitividade no mercado. Mas será que os negócios estão preparados para lidar com o assunto?
Os veículos são fortes emissores de gases poluentes na atmosfera. Encontrar as soluções para minimizar estes efeitos é um dos desafios do setor automotivo. Como estimular os empresários para que as organizações realizem ações para o uso consciente dos recursos do planeta? Como conscientizar o consumidor sobre os efeitos dos gases poluentes, descarte de resíduos e peças e de automóveis?
Outro desafio do setor é encontrar soluções para minimizar efeitos destes gases produzidos pelos automóveis.
Objetivos
• Aumentar o número de carros limpos no mercado
• Ampliar o uso de biocombustíveis na cidade
• Inserir combustível limpo em 85% da frota automobilística local até 2030
• Empregar veículos limpos em 100% da frota de transporte público até 2025
• Realizar a coleta de lixo com frota total de veículos limpos até 2020
Resultados
• Redução das emissões de gases de efeito estufa em 25%
• Importante melhora na qualidade do ar
• Facilitação da introdução e expansão de licitações nacionais de veículos elétrico no país
• Desde 2008, o Brasil tem sido envolvido no desenvolvimento de intraestruturas para carros elétricos e nos testes de carregamento de híbridos
Impactos socioambientais que precisam ser mudados
– Emissões de gases de efeito estufa
A verdade é que os automóveis são responsáveis por grande parte das emissões dos gases de efeito estufa nas cidades.
– Relação peso/carga
O economista Ricardo Abramovay, em artigo publicado na Folha de S.Paulo, lembrou que o automóvel individual com base no motor a combustão interna é de uma ineficiência impressionante. Ele pesa 20 vezes a carga que transporta, ocupa um espaço imenso e seu motor desperdiça entre 65% e 80% da energia que consome.
– Espaço ocupado
Na internet, vários blogs e sites mostram, numa sequência de três fotos, o espaço de uma rua ocupado por 54 pessoas, por um ônibus que acomoda essas 54 pessoas e por 54 carros. Nessa última opção, a rua fica congestionada.
– Letalidade
Congestionamentos, que já fazem parte do cotidiano das grandes cidades, matam. Em 2015, o Laboratório de Poluição Atmosférica fez um estudo e verificou que a poluição dos carros causa a morte indireta de quase 20 pessoas por dia, na região metropolitana de São Paulo, pois doenças cardiorrespiratórias são muito agravadas pelas emissões veiculares.
– Diminuição da área para agricultura
O escritor Lester Brown alertou para outra consequência da subserviência ao automóvel: milhões de hectares de terras férteis e agricultáveis viraram estradas e estacionamentos em todos os países do mundo. Qual o impacto desse fato na produção de alimentos? Ninguém ainda calculou.
– Mais impactos
O Uniethos lançou recentemente um estudo chamado Sustentabilidade do Setor Automotivo no qual lista treze impactos socioambientais dessa indústria. Além de problemas de mobilidade, poluição, mortes e acidentes, o estudo apontou outros impactos, tais como: condições degradantes de trabalho nas cadeias da cana-de-açúcar, do aço, do alumínio e de metais ferrosos; baixa transparência em questões socioambientais; baixa diversidade no quadro de trabalhadores; e falta de ações para a disposição final do veículo e suas partes.
Desafios e soluções
Mesmo reconhecendo a importância da indústria para a economia brasileira e mundial, acadêmicos, economistas, ambientalistas, governos e sociedade civil têm procurado aprofundar a reflexão sobre os impactos do automóvel na civilização e possíveis soluções e alternativas aos problemas levantados.
O estudo do Uniethos analisou as práticas de responsabilidade social e de sustentabilidade das sete maiores montadoras do mundo, no Brasil e nas matrizes. Concluiu que lá fora essas empresas têm alguns programas e ações inovadoras para enfrentar os dilemas do desenvolvimento sustentável, e o Brasil, precisa urgente colocar a pôr em prática ações de conscientização dos consumidores.
Fenasbac Consórcios – Seu bem-estar nos importa.
Últimas notícias:
3F - Futuro, Finanças e Florestas: evento reuniu lideranças para debater o futuro das finanças sustentáveis no Brasil
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2024
Nota de pesar Eronides Batista Pituba
Fenasbac, Icatu Seguros e Executiva Corretora celebram renovação de parceria
Fenasbac, Icatu Seguros e Executiva Corretora celebram renovação de parceria
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2023
Fenasbac é oficialmente apresentada como instituidora do plano CentrusPrev+
LIFT Day
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2021
Fenasbac e Icatu Seguros: 20 anos de parceria
Com apoio da Fenasbac, Banco Central, Brazil Quantum e Microsoft exploram o uso de criptografia pós-quântica para melhorar segurança do Sistema Pix
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2022
Nota de pesar Carlos Alberto Filardi
Informe conjunto FENASBAC e ASBAC Porto Alegre
Pix: a chave mestra para um mundo de possibilidades
Altíssima complexidade e poder de transformação - Uma conversa com especialistas do BC sobre a Gestão Estratégica de Tecnologia do Pix
Base de dados para atender à nova Lei Geral de Proteção de Dados
Matriz econômica mais limpa e novas tecnologias sustentáveis: a missão do novo pilar da Agenda BC#
Padronizar é democratizar - Pix é um importante passo rumo ao sistema financeiro do futuro, tecnológico e inclusivo
Investimento e regulação: dois pilares essenciais para as fintechs no Brasil