O silencio é de ouro e a palavra é de prata?
No dia a dia organizacional a boa comunicação é essencial para o convívio, engajamento e alcance de resultados. Mas como estabelecer uma comunicação eficaz entre líder e equipe?
Publicado em 29.03.2017 em Notícias
O silencio é de ouro e a palavra é de prata?
No dia a dia organizacional a boa comunicação é essencial para o convívio, engajamento e alcance de resultados. Mas como estabelecer uma comunicação eficaz entre líder e equipe?
Para que a empresa funcione, tanto nos processos internos, quanto na criação e manutenção de um clima organizacional harmonioso e produtivo, a boa comunicação é fundamental. É ela que vai garantir que os colaboradores trabalhem de forma conjunta e alinhada aos objetivos da empresa, demonstrando senso de pertencimento, aprimorando seus desempenhos e assumindo comportamentos que evidenciem o exercício de competências demandadas pela prática da inovação constante, do pensamento criativo e do alcance de resultados, de fato, significativos e satisfatórios.
Mas você líder e gestor, sabe o momento certo e como falar? Liderar requer Inteligência Emocional e bom senso na hora de fazer comentários, sugestões e críticas. No quesito comunicação, a organização e quem pertence a ela, precisam trabalhar e colaborar para que o ambiente tenha sinergia. Vamos abordar tópicos importantes relacionados à práticas e atitudes que melhoram a comunicação entre líder e equipe?
Cultura de feedback
Como falar sobre os pontos fortes e os pontos que o colaborador/equipe pode desenvolver? O que fazer quando os trabalhos não estão sendo realizados de forma eficaz?
No Brasil, a cultura de feedback precisa amadurecer e ser mais efetiva. Muitos líderes não realizam essa prática de forma consciente para engajar, motivar e incentivar seus colaboradores. Receber um retorno seja positivo ou negativo, ou até mesmo simples orientações, ajuda na melhoria e eficácia dos processos e no desenvolvimento profissional de quem o recebe. Felizmente, aos poucos, essa cultura está ganhando força e rendendo bons frutos dentro das empresas que investem em uma comunicação organizacional e pessoal clara e objetiva. Para isso, é importante que os feedbacks sejam passados de forma consciente. Após uma observação criteriosa feita pelos gestores, os resultados poderão ser avaliados e compartilhados com os integrantes da equipe, de modo a otimizar o desenvolvimento individual e do grupo.
O feedback nada mais é do que uma resposta, retorno ou reação sobre determinado acontecimento, trabalho ou atuação!
O feedback funciona como um orientador, uma bússola, dando um norte e ajudando as pessoas a apresentarem comportamentos e desempenho apropriados a uma determinada situação/função, fazendo com que essas possam saber como estão sendo vistas no mercado ou no ambiente de trabalho. A falta do feedback pode deixar as pessoas sem saber qual direção seguir, ou deixar uma pessoa que está agindo/atuando de forma indesejada permanecer no erro. Qualquer toque, conselho e conversa franca, pode surtir grandes efeitos, em sua maioria, positivos.
DICAS
- Crie um ambiente seguro para o feedback.
- Não há momentos certos, mas há momentos errados! Ex: Situações em que os ânimos estão aflorados, no meio de discussões ou muito tempo depois do ocorrido. Exercite a inteligência emocional.
- Líderes precisam ser capacitados e possuir competências específicas para passar um feedback adequado. Esse momento não pode ser visto como algo negativo, e sim, um momento produtivo que incentiva o desenvolvimento.
- É preciso ter empatia com cada profissional. Muitas situações são consequência de uma má gestão. Algumas mudanças precisam ocorrer no modelo de liderança.
- Os feedbacks não precisam ocorrer somente nos momentos de erro e acerto, mas também, durante os processos.
- Escute as sugestões da equipe
Comunicação clara e objetiva – Uma chave importante para o líder
Os líderes são porta-vozes das empresas e são os agentes capazes de identificar problemas ainda em suas fases iniciais. É eminente quando o grupo ou apenas um profissional está desmotivado ou seguindo por uma linha que não condiz com os objetivos da empresa. Uma conversa clara e o próprio feedback, não tratam apenas de um retorno sobre certo comportamento, mas sim, sobre a possibilidade de orientar e incentivar o colaborador/grupo. As empresas precisam criar o habito de investir em consultorias, oficinas e treinamentos que visam otimizar os processos, desenvolvimento, planejamento estratégico, cultura de feedback, pesquisa de clima organizacional e melhoria das relações internas e externas.
É importante criar um ambiente que permita um diálogo que clareia e facilita o entendimento de objetivos, desafios, tarefas e propósitos. Saber o que vai bem, ou o que vai mal, algo que funcionou e pode melhorar, esclarecer pontos e otimizar o tempo/modo de trabalho.
Conheça algumas causas frequentes da ineficácia dos processos de comunicação:
- Dificuldade de ouvir/falar
- Dificuldade por parte do emissor de organizar pensamentos para passar a mensagem de forma clara e precisa;
- Identifique os elementos da comunicação e as barreiras à comunicação;
- Reconheça os efeitos da qualidade da comunicação nos relacionamentos;
- Identifique os diferentes tipos de liderança e feedback;
- Utilize estratégias que viabilizem a troca de feedbacks assertivos.
A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer.
Graciliano Ramos, 1948
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