Exercícios físicos ideais para cada fase da vida
Praticar atividades físicas regularmente é fundamental para a saúde e o bem-estar. Separamos dicas de atividades indicadas para cada faixa etária
Publicado em 30.08.2017 em Notícias
Existem modalidades adequadas para cada etapa da vida. Uma criança não tem as mesmas necessidades e limitações que uma pessoa na fase adulta. A prática de atividades regulares favorece o retardamento do envelhecimento precoce corporal. Pessoas de todas as idades que estão de um modo geral inativas fisicamente, podem melhorar sua saúde e bem-estar ao praticar atividade física moderada regularmente. Como escolher o exercício adequado? Como avaliar se é hora de mudar os hábitos alimentares e dar mais atenção ao organismo? Há risco de lesão ao insistirmos numa determinada atividade que já provocou desgaste?
O mais indicado é procurar um especialista e entender o que seu organismo está precisando. Mas é importante conhecer quais são os exercícios físicos indicados para cada fase. A ausência de atividade física é sentida com o passar dos anos, quando a fragilidade óssea, associada a osteoporose, aumenta o risco de quedas e fraturas.
Exercícios físicos não podem ser vistos apenas como métodos para emagrecer ou desenvolver músculos. Atividade física é saúde! Beneficia o organismo como um todo, incluindo aí a mente e o emocional.
Atividades indicadas:
Para crianças
Além de promover maior desenvolvimento motor, a atividade física na infância aumenta o desenvolvimento cognitivo. O esporte trabalha a socialização e a liderança. A criança se desenvolve para o futuro, brincando, aprendendo e assimilando melhor os movimentos. Uma criança precisa brincar, correr e gastar energia. Esse processo é fundamental para que haja um desenvolvimento saudável.
Com isso, elas acabam descobrindo seu corpo e suas possibilidades de movimento. Dos seis aos 10, o ideal é que a criança participe de brincadeiras populares como queimada, peteca, futebol. Danças também são indicadas, assim como os esportes de luta. O importante é manter o caráter lúdico e oferecer-lhes o maior número de opções para que haja uma identificação com determinada atividade. Com isso, a dedicação e o desempenho acabam sendo consequência.
Adolescentes
Nessa fase da vida, os esportes como um todo são os exercícios mais recomendados. Além de ajudarem no fortalecimento do corpo, diminuição do percentual de gordura e no combate à obesidade juvenil, por vezes, também moldam o caráter e personalidade do praticante. Apesar de algumas pessoas acharem que a musculação compromete o crescimento, não há qualquer estudo que comprove essa teoria. O treinamento de força, inclusive, é recomendado para os jovens adeptos dos esportes de impacto, por ajudar na prevenção de lesões. O que nunca deve ser feito é o trabalho com carga máxima e sem a orientação de um educador físico especializado no atendimento dessa faixa etária.
20 aos 25 anos
É uma época de muita socialização. Por isso, os esportes em grupo como vôlei, basquete e futebol são indicados. Nessa idade o corpo está mais preparado para lidar com impactos, como o provocado por um salto. Mas mesmo assim o organismo não está livre de lesões. O início deve ser lento e a frequência é importante: deve ser de três vezes por semana, ou intercalar com outro tipo de atividade como natação e corrida.
26 aos 35 anos
Nessa fase começa progressivamente a redução de massa muscular e os exercícios de resistências continuam sendo os mais importantes. Pilates, musculação, treinamento funcional, crossfit, natação, corrida, bike e ioga são algumas possibilidades.
Independentemente do que a pessoa escolha fazer, o principal objetivo da atividade física nessa fase é o fortalecimento muscular pelo menos duas vezes por semana. Treinos aeróbicos continuam sendo essenciais. Este cuidado com o corpo afeta diretamente a disposição e a saúde do adulto.
36 aos 45 anos
Com o declínio do metabolismo, é importante equilibrar corpo e mente. O pilates é o exercício mais indicado, pois ele promove ganho de massa óssea, melhora a postura e a coordenação motora. A musculação é o exercício mais indicado para essa fase da vida. Ela ajuda no ganho de força muscular e evita a perda de massa óssea.
Por volta dos 38 anos, a força muscular começa a decair. É importante acrescentar musculação para garantir o ganho e a manutenção da massa muscular. O treino pode ser dividido em duas vezes por semana: esportes aeróbicos (natação ou corrida); e duas vezes de pesos ou resistência. Ou parcelar o treino diário em 30 minutos de aeróbico e 30 minutos de resistência. A frequência é de três vezes por semana.
46 anos aos 55 anos
Evitar atividades de grande impacto e praticar atividades que fortaleçam os ossos prevenindo assim doenças como a osteoporose. Também são indicados nesta faixa etária musculação para o quadril, abdômen e costas, região responsável pela sustentação do corpo. Pilates, musculação, treinamento funcional, natação, corrida, bike e ioga são algumas possibilidades.
Melhor idade
Praticar exercícios nessa fase é fundamental para conseguir manter a saúde em dia. Os exercícios indicados são aqueles que exercitam o equilíbrio e a força. Musculação, caminhadas diárias, pilates e treinamento funcional são alguns dos exercícios indicados para pessoas na melhor idade. Atividade de resistência é imprescindível, pois ajuda a readquirir a massa magra perdida ao longo dos anos, o que se traduz independência, autonomia e mais qualidade de vida.
O mais importante é o idoso procurar atividades em que possa conviver com outras pessoas.
Fenasbac Seguros de Vida – Sua saúde, felicidade e bem-estar nos importa.
Últimas notícias:
3F - Futuro, Finanças e Florestas: evento reuniu lideranças para debater o futuro das finanças sustentáveis no Brasil
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2024
Nota de pesar Eronides Batista Pituba
Fenasbac, Icatu Seguros e Executiva Corretora celebram renovação de parceria
Fenasbac, Icatu Seguros e Executiva Corretora celebram renovação de parceria
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2023
Fenasbac é oficialmente apresentada como instituidora do plano CentrusPrev+
LIFT Day
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2021
Fenasbac e Icatu Seguros: 20 anos de parceria
Com apoio da Fenasbac, Banco Central, Brazil Quantum e Microsoft exploram o uso de criptografia pós-quântica para melhorar segurança do Sistema Pix
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2022
Nota de pesar Carlos Alberto Filardi
Informe conjunto FENASBAC e ASBAC Porto Alegre
Pix: a chave mestra para um mundo de possibilidades
Altíssima complexidade e poder de transformação - Uma conversa com especialistas do BC sobre a Gestão Estratégica de Tecnologia do Pix
Base de dados para atender à nova Lei Geral de Proteção de Dados
Matriz econômica mais limpa e novas tecnologias sustentáveis: a missão do novo pilar da Agenda BC#
Padronizar é democratizar - Pix é um importante passo rumo ao sistema financeiro do futuro, tecnológico e inclusivo
Investimento e regulação: dois pilares essenciais para as fintechs no Brasil
Comentários:
Deixe sua opinião sobre esse artigo.
Nome: |
Mensagem: |