É importante prestar bastante atenção antes de fazer um consórcio
Veja a explicação de Mara Luquet sobre os consórcios. Muitos brasileiros fazem essa escolha para fugir dos juros altos.
Publicado em 26.08.2015 em Notícias
Qual é a função do consórcio? Quando é que o consórcio aparece? Quando tem escassez de crédito, e é o que está acontecendo. Os bancos não querem mais financiar automóvel porque eles sofreram muito de inadimplência durante a euforia tempos atrás. A carteira de automóveis teve uma inadimplência muito alta e eles saíram desse mercado. Aí entra o consórcio.
Para fugir dos juros altos, brasileiros estão recorrendo ao consórcio para comprar carro. Há quase quatro anos o brasileiro não pagava tão caro para financiar um veículo. E quem entra no consórcio está trocando essa armadilha por uma taxa mais baixa: a de administração do fundo. Por isso, o número de novos consorciados cresceu: 11%. Uma ajudinha para as montadoras, que estão com os pátios lotados (veja no vídeo da reportagem).
"Então o consórcio é um um bom suporte tanto para o cliente fazer o planejamento quanto para a montadora saber que tem uma parte, uma produção já vendida ao início de cada mês. Então a carteira de consórcio hoje quando ela está, tem um certo porte, ela ajuda a compensar a queda no financiamento", explica Ricardo Tomoyose, presidente da Honda Serviços Financeiros.
O cliente que paga um consórcio pensando em um carro específico, quando recebe a carta de crédito, ganha liberdade de escolha. Ele vai até uma concessionária, de qualquer marca, e pode comprar um outro modelo. E, se esse modelo for mais caro do que a carta de crédito, não tem problema. Basta que o cliente negocie com a loja de que forma vai pagar a diferença.
"Então o cliente utiliza hoje a sua carta de crédito, junto com seu veiculo seminovo na troca, para adquirir um veiculo zero quilometro. Então isso tem acontecido com bastante frequência dentro do mês", diz Cristiane Alencar, gerente de vendas de concessionária.
Mas vale lembrar: quem não for sorteado nem der lance, pode esperar anos pelo carro.
"Se você tem a disciplina de poupar, obviamente, você poupa primeiro e depois vai negociar à vista. O consórcio é bom para quem não tem essa disciplina. Precisa daquele carnezinho, aquela conta para pagar todo mês", diz o planejador financeiro Mauro Calil.
Fonte: g1
Últimas notícias:
3F - Futuro, Finanças e Florestas: evento reuniu lideranças para debater o futuro das finanças sustentáveis no Brasil
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2024
Nota de pesar Eronides Batista Pituba
Fenasbac, Icatu Seguros e Executiva Corretora celebram renovação de parceria
Fenasbac, Icatu Seguros e Executiva Corretora celebram renovação de parceria
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2023
Fenasbac é oficialmente apresentada como instituidora do plano CentrusPrev+
LIFT Day
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2021
Fenasbac e Icatu Seguros: 20 anos de parceria
Com apoio da Fenasbac, Banco Central, Brazil Quantum e Microsoft exploram o uso de criptografia pós-quântica para melhorar segurança do Sistema Pix
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2022
Nota de pesar Carlos Alberto Filardi
Informe conjunto FENASBAC e ASBAC Porto Alegre
Pix: a chave mestra para um mundo de possibilidades
Altíssima complexidade e poder de transformação - Uma conversa com especialistas do BC sobre a Gestão Estratégica de Tecnologia do Pix
Base de dados para atender à nova Lei Geral de Proteção de Dados
Matriz econômica mais limpa e novas tecnologias sustentáveis: a missão do novo pilar da Agenda BC#
Padronizar é democratizar - Pix é um importante passo rumo ao sistema financeiro do futuro, tecnológico e inclusivo
Investimento e regulação: dois pilares essenciais para as fintechs no Brasil