Consumo Consciente: 10 atitudes simples ter controle sobre suas finanças
Publicado em 09.05.2017 em Notícias
A educação financeira tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo.
Quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é a prática de poupar, importante pilar da educação financeira.
Mude seus hábitos, para consumir mais e melhor. Pequenas mudanças no seu comportamento diário podem levar a grandes resultados.
Separamos 10 atitudes simples para você exercitar o consumo consciente. Comece hoje mesmo!
1 - É necessário pesquisar preços! Avalie as características dos produtos e busque similares mais baratos.
2 - Exija sua nota fiscal ou recibo do serviço. Em uma situação em que você se sinta lesado, é importante estar ciente de como proceder para exigir o cumprimento de seus direitos.
3 - Planeje suas compras parceladas. Quando você anota suas prestações para os meses futuros, torna-se mais consciente do quanto sua renda já está comprometida. Isso evita compras parceladas em excesso e o protege contra problemas de se endividar.
4 - É preciso não se deixar cair nas armadilhas. Seja crítico em relação às informações recebidas principalmente na hora de fazer cálculos e negociações nestas situações de parcelamento.
5 – Economize uma quantia por mês e programe sua compra. Pague à vista! É possível evitar financiamentos, que sempre implicam o pagamento de juros.
6 - Tenha disciplina e compromisso. Ao controlar seus impulsos de consumo, o maior beneficiário será você mesmo. Além disso, você irá contribuir para a sustentabilidade do ambiente.
7 – Não se deixe levar! Entenda as estratégias e as técnicas de vendas utilizadas pelos comerciantes para conquistar o consumidor e as atitudes que podem ser adotadas pelo consumidor para evitar o consumo por impulso.
8 - Avalie os impactos! Ao comprar, leve em conta danos que a fabricação e o uso do produto causam ao meio ambiente e à sociedade.
9 - Reutilize produtos e embalagens! Se você puder consertar, transformar e reutilizar, por que comprar outra vez?
10 - Valorize a responsabilidade social das empresas. O valor de um produto vai além de seu preço e sua qualidade. Ele pode incluir a responsabilidade do fabricante com seus funcionários, sociedade e meio ambiente.
BÔNUS: Não se preocupe em perder uma oferta ou uma liquidação. Elas existem frequentemente e fazem parte da concorrência entre as lojas. Além disso, muitos produtos em oferta estão com o prazo de validade próximo ao vencimento. Se comprar um produto que não será utilizado imediatamente, provavelmente ele vencerá em sua despensa. Fique atento!
Últimas notícias:
3F - Futuro, Finanças e Florestas: evento reuniu lideranças para debater o futuro das finanças sustentáveis no Brasil
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2024
Nota de pesar Eronides Batista Pituba
Fenasbac, Icatu Seguros e Executiva Corretora celebram renovação de parceria
Fenasbac, Icatu Seguros e Executiva Corretora celebram renovação de parceria
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2023
Fenasbac é oficialmente apresentada como instituidora do plano CentrusPrev+
LIFT Day
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2021
Fenasbac e Icatu Seguros: 20 anos de parceria
Com apoio da Fenasbac, Banco Central, Brazil Quantum e Microsoft exploram o uso de criptografia pós-quântica para melhorar segurança do Sistema Pix
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2022
Nota de pesar Carlos Alberto Filardi
Informe conjunto FENASBAC e ASBAC Porto Alegre
Pix: a chave mestra para um mundo de possibilidades
Altíssima complexidade e poder de transformação - Uma conversa com especialistas do BC sobre a Gestão Estratégica de Tecnologia do Pix
Base de dados para atender à nova Lei Geral de Proteção de Dados
Matriz econômica mais limpa e novas tecnologias sustentáveis: a missão do novo pilar da Agenda BC#
Padronizar é democratizar - Pix é um importante passo rumo ao sistema financeiro do futuro, tecnológico e inclusivo
Investimento e regulação: dois pilares essenciais para as fintechs no Brasil