Consórcio de veículos leves cresce 17% em sete meses
Nos últimos cinco anos, o total de participantes nesse segmento aumentou 116,7%
Publicado em 29.09.2015 em Notícias
No setor de veículos leves, que inclui automóveis, camionetes e utilitários foram comercializadas esse ano 551,5 mil novas cotas, 17,6% superior as 469 mil registradas no mesmo período do ano passado. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (Abac), o número de participantes ativos também aumentou, passando de 2,76 milhões para 3,12 milhões, alta de 13%.
A alta dos juros e o crédito mais escasso são alguns dos pontos chaves que explicam esse aumento. No consórcio não é preciso pagar juros, apenas uma taxa de administração e algumas empresas cobram ainda um fundo de reserva para cobrir possíveis perdas. Já no financiamento, o valor pago pode chegar ao dobro do preço inicial, principalmente com a alta da Selic. A única vantagem acaba sendo a possibilidade de ter seu veículo em mãos em um curto espaço de tempo. Mas se você pode esperar um pouco mais, o consórcio é a melhor opção.
E não é de hoje que o consórcio de carros vem ganhando espaço no país. Desde 2010, o total de participantes em veículos leves aumentou 116,7%. E mesmo em um momento de crise, quando as pessoas ficam mais cautelosas na hora de comprar um bem, o consórcio continua crescendo enquanto o financiamento não para de cair.
De janeiro a agosto, o número de veículos financiados foi 11,6% menor do que no mesmo período do ano anterior, aponta pesquisa realizada pela Cetip. O levantamento registrou ainda uma queda de 7,1% em agosto em comparação a julho deste ano, e um recuo de 15,6% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Como funciona
No consórcio é criado um grupo onde todos os integrantes realizam contribuições mensais por um período predeterminado – 80 meses, por exemplo. A cada 30 dias, um ou mais deles são contemplados. As contribuições ao grupo continuarão a ser realizadas até que todos recebam a carta de crédito que será usada para a aquisição do bem. No primeiro semestre desse ano, 305 mil pessoas foram contempladas, de acordo com a Abac.
Existem duas formas de ser contemplado no sistema de consórcios. A primeira é por meio de um sorteio realizado mensalmente. A outra opção é apresentar um lance que corresponde a um percentual do valor do bem desejado. Para entender melhor, quem opta por dar um lance em uma assembleia mensal, está, na verdade, antecipando prestações. Assim, vence a disputa quem puder antecipar o maior número de prestações possível. Suponha que você aceite quitar 50% da dívida, e ninguém esteja disposto a dar um lance maior, você será contemplado com a carta de crédito.
Fonte: InfoMoney
Últimas notícias:
3F - Futuro, Finanças e Florestas: evento reuniu lideranças para debater o futuro das finanças sustentáveis no Brasil
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2024
Nota de pesar Eronides Batista Pituba
Fenasbac, Icatu Seguros e Executiva Corretora celebram renovação de parceria
Fenasbac, Icatu Seguros e Executiva Corretora celebram renovação de parceria
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2023
Fenasbac é oficialmente apresentada como instituidora do plano CentrusPrev+
LIFT Day
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2021
Fenasbac e Icatu Seguros: 20 anos de parceria
Com apoio da Fenasbac, Banco Central, Brazil Quantum e Microsoft exploram o uso de criptografia pós-quântica para melhorar segurança do Sistema Pix
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2022
Nota de pesar Carlos Alberto Filardi
Informe conjunto FENASBAC e ASBAC Porto Alegre
Pix: a chave mestra para um mundo de possibilidades
Altíssima complexidade e poder de transformação - Uma conversa com especialistas do BC sobre a Gestão Estratégica de Tecnologia do Pix
Base de dados para atender à nova Lei Geral de Proteção de Dados
Matriz econômica mais limpa e novas tecnologias sustentáveis: a missão do novo pilar da Agenda BC#
Padronizar é democratizar - Pix é um importante passo rumo ao sistema financeiro do futuro, tecnológico e inclusivo
Investimento e regulação: dois pilares essenciais para as fintechs no Brasil