Consórcio: A arte de poupar em grupo
Com crescimento de 10,7% em 2018, consórcio é uma boa alternativa para quem quer poupar e fugir dos altos juros do mercado
Publicado em 02.08.2018 em Notícias
Entendendo
De acordo com o site da ABAC - Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio, consórcio é a modalidade de compra baseada na união de pessoas - físicas ou jurídicas - em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. A formação desses grupos é feita por uma Administradora de Consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.
Nesse sistema, o valor do bem ou serviço é diluído em um prazo predeterminado, e todos os integrantes do grupo contribuem ao longo desse período. Mensalmente (ou conforme estipulado em contrato), a administradora os contempla, por sorteio ou lance, com o crédito no valor do bem ou do serviço contratado, até que todos sejam atendidos.
Crescimento em 2018
Novos consorciados batem recorde do ano em maio: 220 mil
Participantes ativos superam 7 milhões
Segundo a ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio, o segmento registrou aumento de 10,7% na adesão de todas as modalidades, em comparação ao mesmo período do ano passado. Vendas de novas cotas crescem e atingem 1 milhão de adesões nos cinco primeiros meses do ano.
De acordo com os especialistas, o consórcio é uma boa alternativa para quem quer fugir do financiamento e os altos juros do mercado. Por se tratar de uma forma de investimento planejado e inteligente, essa modalidade oferece inúmeras possibilidades para uso do crédito, mas exige alguns pontos de atenção do investidor.
Em relação aos consórcios de automóvel, por exemplo, pela questão do tempo de espera, é mais vantajoso para quem quer trocar de carro do que para quem busca comprar o primeiro. Já que só é possível adquirir a carta de crédito de forma rápida nos casos de: 1) sorteio nos primeiros meses após formação do grupo. 2) fazendo lances mais altos.
Pensando no futuro
Em relação ao perfil, de acordo com os dados da ABAC, quem mais aderiu consórcios nos anos de 2017 e 2018 possui entre 30 e 39 anos. O que indica um comportamento mais maduro e consciente sobre educação financeira e planejamento a médio e longo prazo.
Apesar de a pesquisa ter revelado uma participação maior das pessoas que têm 50 anos ou mais, com 34% do total da amostra, o Sistema de Consórcios se mostra uma alternativa de investimento para pessoas de todas as idades.
Aqueles que estão na faixa dos 30 a 39 anos representam 26% dos consorciados, ao passo que os que têm de 40 a 49 anos somam 23%. Mesmo os mais jovens, com idade até 29 anos, demonstram interesse em investir no futuro de forma segura e planejada, representando 17% do total.
‘’Aqui em casa nós gostamos da possibilidade de trocar de carro sem complicações e o consórcio atende as necessidades da minha família. Tive a sorte de ser sorteada nos primeiros meses após a formação do grupo e fiquei muito feliz. Funciona como uma ‘’poupança forçada’’ que é muito interessante e vale muito a pena.’’ Sandra Maria,, consorciada FENASBAC.
Faça sua adesão
Pessoas físicas e jurídicas podem fazer parte de grupos de consórcio, porém é preciso contar com uma administradora que seja credenciada no Banco Central para atuar no segmento.
É preciso ainda que a empresa responsável pelo consórcio estipule o prazo de duração de forma prévia e ao final, será preciso dar as participantes a possibilidade de adquirirem bens móveis, imóveis e serviços.
A Fenasbac é a melhor opção para os servidores e aposentados do Banco Central e os associados ASBAC. Se encaixa nesse perfil? Conheça nossas vantagens e faça sua adesão!
Acesse: http://bit.ly/2LVvRC8
Últimas notícias:
3F - Futuro, Finanças e Florestas: evento reuniu lideranças para debater o futuro das finanças sustentáveis no Brasil
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2024
Nota de pesar Eronides Batista Pituba
Fenasbac, Icatu Seguros e Executiva Corretora celebram renovação de parceria
Fenasbac, Icatu Seguros e Executiva Corretora celebram renovação de parceria
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2023
Fenasbac é oficialmente apresentada como instituidora do plano CentrusPrev+
LIFT Day
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2021
Fenasbac e Icatu Seguros: 20 anos de parceria
Com apoio da Fenasbac, Banco Central, Brazil Quantum e Microsoft exploram o uso de criptografia pós-quântica para melhorar segurança do Sistema Pix
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2022
Nota de pesar Carlos Alberto Filardi
Informe conjunto FENASBAC e ASBAC Porto Alegre
Pix: a chave mestra para um mundo de possibilidades
Altíssima complexidade e poder de transformação - Uma conversa com especialistas do BC sobre a Gestão Estratégica de Tecnologia do Pix
Base de dados para atender à nova Lei Geral de Proteção de Dados
Matriz econômica mais limpa e novas tecnologias sustentáveis: a missão do novo pilar da Agenda BC#
Padronizar é democratizar - Pix é um importante passo rumo ao sistema financeiro do futuro, tecnológico e inclusivo
Investimento e regulação: dois pilares essenciais para as fintechs no Brasil