Como avaliar seu imóvel?
Algumas características influenciam no valor de um imóvel: se ele está na planta, novo ou usado. Conheça os principais fatores
Publicado em 24.05.2017 em Notícias
Estipular um valor preciso na hora de vender ou adquirir um imóvel requer cuidados e bastante atenção. O preço é composto por diversos fatores, tais como sua condição, idade do empreendimento, tamanho, localização, quantidade de vagas de garagem, segurança e opções de lazer. Mas como saber se o preço é realmente justo?
Algumas maneiras são mais apuradas e indicadas para quem deseja estipular um valor mais preciso. Logo no primeiro contato com o mercado imobiliário é possível perceber que o setor está repleto de variáveis que podem interferir no valor. Também pode surgir, pelo menos no princípio, a sensação de que alguns desses critérios são mais concretos do que outros.
Enquanto isso, o comprador pensa que não procurou o suficiente e que está sendo enganado. Para evitar esse tipo de desgaste é preciso, além de contratar uma corretora de imóveis idônea, se atentar a alguns aspectos básicos, que variam desde a localização do imóvel até o seu estado de conservação.
O que está dentro e fora do seu imóvel? Um apartamento bem cuidado, pintado, com armários, ventilação, acessórios e ar condicionado, será bem mais valorizado do que outro na mesma região sem essas atribuições. Se tratando de condomínio, vale considerar as áreas comuns como piscina, salão de festa. Um item importantíssimo nessa avaliação é o número de garagens. Um apartamento sem garagem pode perder até 30% do valor, um com mais de uma vaga, aumenta pelo menos 10%.
No trabalho feito por profissionais especializados, as maneiras de avaliar o preço de imóveis são mais apuradas e bem precisas, garantindo noções bem direcionadas sobre o valor de patrimônios e sua venda no mercado.
A avaliação na imobiliária ou com corretores de imóveis autônomos é feita por consulta de tabelas, com indicações e comparativos de imóveis semelhantes vendidos na região, além de informações sobre zoneamento, infraestrutura e mobilidade urbana.
O parecer técnico é feito também por engenheiros e arquitetos, que podem definir valores para imóveis justamente por estarem envolvidos intimamente na formação destes projetos, contando com grande parcela de opinião na consulta do corretor de imóveis sobre o mesmo assunto.
Observe com atenção
Localização: É o primeiro item que deve ser observado na hora de iniciar a avaliação de seu imóvel: o bairro onde ele está localizado e a infraestrutura que existe ao seu redor – padarias, escolas, parques, academias, etc – podem valorizá-lo muito. Outros detalhes importantes, em caso de edifícios, também são a posição do apartamento com relação ao Sol e o andar em que ele está localizado – quando mais alto, mais caro o valor do imóvel.
Estado de conservação: Vêm em segundo lugar, assim como a fachada em caso de edifícios. Nesse caso, a idade do imóvel é muito importante, apesar de que independente dela, imóveis mais conservados causam uma primeira impressão melhor do que se estivessem com a pintura gasta ou algum tipo de vazamento, por exemplo. Uma recomendação é sempre realizar serviços básicos de manutenção antes de avaliar ou colocar seu imóvel à venda, pois o comprador de hoje é muito exigente, que qualquer detalhe que pode passar despercebido para você, pode obriga-lo a reduzir o preço inicial do imóvel.
Complementos: Garagens, áreas de lazer, segurança, são um grande diferencial na hora da avaliação. Um imóvel pode valer até 10% a mais para cada vaga de garagem extra e até em 20% se possuir uma área de lazer completa, se comparado com outro imóvel na mesma rua e com as mesmas características que o seu, porém sem esses adicionais.
Fique de olho nos preços e tabelas da região do imóvel de interesse, além das nossas dicas e produtos feitos exclusivamente para você. Já conhece nossos benefícios? Acesse: goo.gl/PqpGr9
Fenasbac Consórcio – Sua felicidade nos importa.
Últimas notícias:
3F - Futuro, Finanças e Florestas: evento reuniu lideranças para debater o futuro das finanças sustentáveis no Brasil
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2024
Nota de pesar Eronides Batista Pituba
Fenasbac, Icatu Seguros e Executiva Corretora celebram renovação de parceria
Fenasbac, Icatu Seguros e Executiva Corretora celebram renovação de parceria
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2023
Fenasbac é oficialmente apresentada como instituidora do plano CentrusPrev+
LIFT Day
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2021
Fenasbac e Icatu Seguros: 20 anos de parceria
Com apoio da Fenasbac, Banco Central, Brazil Quantum e Microsoft exploram o uso de criptografia pós-quântica para melhorar segurança do Sistema Pix
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2022
Nota de pesar Carlos Alberto Filardi
Informe conjunto FENASBAC e ASBAC Porto Alegre
Pix: a chave mestra para um mundo de possibilidades
Altíssima complexidade e poder de transformação - Uma conversa com especialistas do BC sobre a Gestão Estratégica de Tecnologia do Pix
Base de dados para atender à nova Lei Geral de Proteção de Dados
Matriz econômica mais limpa e novas tecnologias sustentáveis: a missão do novo pilar da Agenda BC#
Padronizar é democratizar - Pix é um importante passo rumo ao sistema financeiro do futuro, tecnológico e inclusivo
Investimento e regulação: dois pilares essenciais para as fintechs no Brasil