Água - uso consciente
Aproveite as situações rotineiras como escovar os dentes, lavar a louça, tomar banho e regar o jardim para pôr em prática hábitos sustentáveis
Publicado em 20.03.2017 em Notícias
O objetivo da data é promover a conscientização sobre o uso sustentável do principal recurso para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. A água é fundamental para o funcionamento da vida. Ela participa das reações químicas do nosso corpo, dos ciclos biológicos da natureza e é essencial na manutenção dos ecossistemas.
Consumo racional significa mudanças voluntárias de atitude que têm o objetivo de conservar o nosso planeta e minimizar o impacto do consumo. Aproveite as situações rotineiras como escovar os dentes, lavar a louça, tomar banho e regar o jardim para pôr em prática hábitos sustentáveis.
Os estudos e pesquisas do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento apontam para o desperdício mundial, médio, de 1.500 km³ de água, anualmente. Essa água que “jogamos fora” poderia ser consumida de forma consciente e ainda ser muito bem reaproveitada para a produção de energia ou irrigação. Nos países em desenvolvimento, o estrago é ainda maior: 80% da água potável é tratada de forma incorreta.
De acordo com a Declaração Universal dos Direitos da Água, a água faz parte do patrimônio do planeta e os recursos naturais de transformação em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Já parou para pensar na mudança dos seus hábitos? Essas pequenas atitudes fazem muita diferença. Conscientize quem está ao seu redor!
Confira algumas dicas
- Vasos sanitários com caixa acoplada utilizam 6 litros de água/descarga, em vez dos mais de 20 litros das válvulas de parede convencionais. Se seu modelo de descarga for antigo, que tal trocá-lo?
- Se desligamos a ducha enquanto nos ensaboamos e reduzirmos o tempo de 15 para 5 minutos, o consumo cai de 250 para 81 litros;
- Ao deixar a torneira meio-aberta, por 15 minutos, para lavar louça, gastamos em torno de 243 litros de água. Antes de lavar a louça, panelas e talheres, remova bem os restos de comida e deixe-as de molho. Ensaboe tudo primeiro, mantendo a torneira fechada, para depois, então, enxaguar de uma só vez;
- Você sabia que, para lavar um copo é necessário gastar, pelo menos, dois copos de água? Quer dizer que, se tomamos um copo de água para matar a sede, desperdiçamos outros dois para mantê-lo limpo.
- Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água/minuto; se estiver pingando, são 46 litros/dia, ou seja, quantidade suficiente para matar a sede de uma pessoa por 20 dias.
- Ao molhar plantas, use o regador: o gasto é bem menor do que se você usar mangueira. Mas, se tiver um jardim grande, opte pela mangueira com esguicho-revólver: é mais econômica. Dez minutos com a mangueira normal, gasta cerca de 186 litros de água; já com a que tem esguicho-revólver, a economia é de 96 litros;
Dados importantes
- Cerca de 70% da superfície do nosso planeta é coberta por água.
- 97,5% da água do planeta é salgada e não pode ser usada para consumo humano.
- Uma pessoa necessita de pelo menos 40 litros de água diariamente para fazer suas atividades, como beber, tomar banho e cozinhar.
- Atualmente 768 milhões de pessoa no planeta não possuem acesso à água tratada.
- 2,5 milhões de pessoas não têm acesso a saneamento básico.
- Anualmente mais de cinco milhões de pessoas morrem em consequência de doenças ligadas à falta de água potável e saneamento básico.
- Segundo a ONU, em 2030, a população mundial necessitará de 40% a mais de água.
O artigo 2° da Declaração dos Direitos Universais da Água ressalta: A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
ECONOMIZE!
Últimas notícias:
3F - Futuro, Finanças e Florestas: evento reuniu lideranças para debater o futuro das finanças sustentáveis no Brasil
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2024
Nota de pesar Eronides Batista Pituba
Fenasbac, Icatu Seguros e Executiva Corretora celebram renovação de parceria
Fenasbac, Icatu Seguros e Executiva Corretora celebram renovação de parceria
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2023
Fenasbac é oficialmente apresentada como instituidora do plano CentrusPrev+
LIFT Day
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2021
Fenasbac e Icatu Seguros: 20 anos de parceria
Com apoio da Fenasbac, Banco Central, Brazil Quantum e Microsoft exploram o uso de criptografia pós-quântica para melhorar segurança do Sistema Pix
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2022
Nota de pesar Carlos Alberto Filardi
Informe conjunto FENASBAC e ASBAC Porto Alegre
Pix: a chave mestra para um mundo de possibilidades
Altíssima complexidade e poder de transformação - Uma conversa com especialistas do BC sobre a Gestão Estratégica de Tecnologia do Pix
Base de dados para atender à nova Lei Geral de Proteção de Dados
Matriz econômica mais limpa e novas tecnologias sustentáveis: a missão do novo pilar da Agenda BC#
Padronizar é democratizar - Pix é um importante passo rumo ao sistema financeiro do futuro, tecnológico e inclusivo
Investimento e regulação: dois pilares essenciais para as fintechs no Brasil