10 fatos interessantes sobre Brasília
Hoje nosso quadrado completa 57 anos. Separamos alguns fatos interessantes para os amantes da Capital
Publicado em 20.04.2017 em Notícias
1 - Brasília foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco. A capital possui a maior área tombada do mundo: 112,5 quilômetros quadrados. Marco da arquitetura e urbanismo modernos, a capital foi inscrita pela Unesco em 07 de dezembro de 1987, como primeiro conjunto contemporâneo a receber esta distinção.
2 - O Parque da Cidade é considerado um dos maiores parques urbanos do mundo e é maior até do que o Central Park, em NY. O parque de Brasília tem 420 hectares, mais do que os 320 do parque de Nova York. Também é conhecido como Parque Sarah Kubitschek e se localiza na Asa Sul de Brasília. Foi construído com o objetivo de preservar a área verde existente no local, além de proporcionar atividades de lazer para a comunidade. O Parque é o local onde Eduardo e Mônica, personagens da música da Legião Urbana, se encontraram.
3 - O Lago Paranoá em Brasília esconde segredos e tesouros. Olhando o espelho d’água de 38 quilômetros quadrados não se pode imaginar o que tem no fundo. Em 1959, os operários que trabalhavam na obra do Congresso Nacional e dos Ministérios moravam em local chamado Vila Amaury, um vilarejo provisório. Os moradores foram avisados pelos engenheiros que a vila acabaria - seria inundada quando fosse formado o Lago Paranoá. As casas foram submersas e até hoje mergulhadores exploram a área em busca de objetos e vestígios da vila.
4 - Encontrar lugares por setores e endereços (que são coordenadas cartesianas), parecem um mistério para quem não é de Brasília. Conhecida como cidade de linhas retas e sem esquinas, Brasília escolheu as siglas como a maneira mais direta e simples de se fazer compreender. A ideia é menos complicada do que parece: os pontos do Plano Piloto são ordenados matematicamente, de acordo com o que foi projetado pelo arquiteto Lúcio Costa. Devemos entender Brasília como se fosse uma cruz, na realidade os pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste.
5 – O Templo da Boa Vontade é o monumento mais visitado da Capital Federal. Há 24 anos o templo promove uma convivência pacífica entre diferentes crenças. Um caminho em espiral leva o fiel em direção ao altar de Deus. Deus de qualquer religião. A escolha é íntima e pessoal de cada visitante. Afinal, a casa é ecumênica. O templo é procurado por católicos, evangélicos, judeus, muçulmanos, espíritas e também por quem não tem religião definida.
6 - O Templo da Boa Vontade dispõe de várias salas religiosas, algumas em homenagem à outras culturas, como é o caso da Sala Egípcia. Idealizada pelo diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto, inaugurada em 20 de outubro de 1995, quem tem o privilégio de visitá-la, encontra histórias e ensinamentos do antigo Egito unidos à paz e tranquilidade que o ambiente emana.
7 – O Cine Drive-in de Brasília é o último cinema drive-in em funcionamento do Brasil. Em atividade desde 1973, ele também possui a maior tela de projeção cinematográfica do país, com 312 m². O estacionamento do cinema tem capacidade para 500 carros, acomodando até 2,5 mil pessoas. A proposta é reunir toda a família, sem diferenciação de idade e proporcionar uma experiência única.
8 – Entre os belos detalhes que abrilhantam Brasília, os ipês contrastam com a seca e dão um colorido à cidade. Eles estão por todos os lados. Os moradores da cidade estão sempre em busca do melhor ipê para fazer o mais belo registro fotográfico. Os brasilienses encontram pelas ruas, árvores carregadas e coloridas que transbordam beleza e amenizam a paisagem da seca.
9 – O céu de Brasília é tradicional no imaginário brasiliense, inspiração para poetas e compositores, elogiado por moradores e visitantes. Especialistas defendem que o azul, o nascer e o pôr do Sol na capital federal devem fazer parte da Paisagem Cultural Brasileira. Sob olhares dos admiradores apaixonados, há quem defenda que não importa a hora, seja crepúsculo, nascer do sol e até durante chuvas, ‘’o mar’’ de Brasília sempre impressiona.
10 - Quem vem de outro estado para viver na capital, além do estranhamento, percebe que a cidade é diferente de qualquer outro lugar do Brasil. Mas é questão de pouco tempo para entender a magia e se apaixonar pelo quadrado. Heline Hélida, 36, Assistente de RH, chegou à Brasília há exatos 5 anos e dividiu com a gente sua experiência desde então:
‘’Gosto por ser um lugar grande, muita gente bonita e inteligente. É tudo muito amplo, nada aqui no Plano é apertado, isso faz tanta diferença em comparação com minha pequena capital João Pessoa. Gosto muito do Parque da Cidade e das ciclovias, amo pedalar, e das inúmeras opções de restaurantes e variedades de shoppings, afinal é alguma das opções para se fazer em um final de semana. Na Samambaia, local onde moro, as ruas parecem um labirinto. Demorei a me acostumar, mas gosto muito de lá! Agora quando se trata do Plano Piloto, minha noooossa!!! Essas tesourinhas são de matar, até hoje não consigo desenrolar, é quando me sinto enrolada de verdade!’’
Últimas notícias:
3F - Futuro, Finanças e Florestas: evento reuniu lideranças para debater o futuro das finanças sustentáveis no Brasil
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2024
Nota de pesar Eronides Batista Pituba
Fenasbac, Icatu Seguros e Executiva Corretora celebram renovação de parceria
Fenasbac, Icatu Seguros e Executiva Corretora celebram renovação de parceria
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2023
Fenasbac é oficialmente apresentada como instituidora do plano CentrusPrev+
LIFT Day
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2021
Fenasbac e Icatu Seguros: 20 anos de parceria
Com apoio da Fenasbac, Banco Central, Brazil Quantum e Microsoft exploram o uso de criptografia pós-quântica para melhorar segurança do Sistema Pix
COMUNICADO FENASBAC SEGUROS 01/2022
Nota de pesar Carlos Alberto Filardi
Informe conjunto FENASBAC e ASBAC Porto Alegre
Pix: a chave mestra para um mundo de possibilidades
Altíssima complexidade e poder de transformação - Uma conversa com especialistas do BC sobre a Gestão Estratégica de Tecnologia do Pix
Base de dados para atender à nova Lei Geral de Proteção de Dados
Matriz econômica mais limpa e novas tecnologias sustentáveis: a missão do novo pilar da Agenda BC#
Padronizar é democratizar - Pix é um importante passo rumo ao sistema financeiro do futuro, tecnológico e inclusivo
Investimento e regulação: dois pilares essenciais para as fintechs no Brasil