Regulamento - Prêmio Qualidade Fenasbac 2015
O PRÊMIO: o “Prêmio de Qualidade Fenasbac”, instituído pelo Voto Asbac São Paulo de 28 de abril de 2009, chega à quinta edição para reconhecer esforços e proporcionar incentivos em diversas áreas do relacionamento associativo, como agregação de associados e iniciativas nas áreas esportivas, culturais e sociais, de responsabilidade social e de projetos de comunicação de todas as Asbacs.
O OBJETIVO: destacar as ações das administrações das Asbacs, ampliando o resultado de iniciativas bem sucedidas; disseminar os resultados, promovendo o aumento da qualidade, da produtividade, da competitividade, e auxiliar as associações no processo de desenvolvimento sustentável.
AS CATEGORIAS:
Melhor agregação de associados | concorrem Asbacs que tenham resultado positivo na incorporação de novos associados.
Parâmetros: a vencedora será a que obtiver, dentro do quadro de servidores ativos do Banco Central na sua regional (ou sede), maior índice percentual de novos sócios, considerando a equação “número de sócios incorporados” menos o “número de sócios evadidos”. Esses números, naturalmente, têm de ser comprovados com extratos do último dia do ano anterior a ser computado e do número final do ano a que se refere o prêmio, sem o que serão desconsiderados para julgamento. Ex.: regional possui 100 servidores, 70 associados da Asbac; conseguiu durante o período (jan a dez/12) 10 novos sócios. Seu índice de agregação é de 33,3%.
Iniciativa esportiva | concorrem promoções esportivas com número mínimo de quatro modalidades – que podem ser realizadas simultaneamente, no formato de “jogos abertos” ou “olimpíadas”, ou separadamente – e que reúnam, percentualmente, contingente de pelo menos 15% de seu quadro associativo. Esses números deverão ser comprovados. Serão agraciadas todas as Asbacs que cumprirem as exigências.
Parâmetros: número de modalidades, envolvimento de participantes.
Iniciativa cultural e social | concorrem projetos desenvolvidos com o intuito de promover aproximação dos associados com produções artísticas e culturais, e ainda projetos, eventos, festas e encontros realizados para reunir o corpo associativo, manter clima amistoso, promovendo, prioritariamente, confraternizações entre os servidores do Banco Central. Serão agraciadas as duas primeiras Asbacs que mais efetivamente cumprirem as exigências.
Parâmetros: índice de participantes, envolvimento, campanha, resultados, congraçamento.
Iniciativa de responsabilidade social | estão aptas a concorrer Asbacs que tenham desenvolvido ações de estreitamento com a comunidade em que estão inseridas.
Parâmetros: abrangência, alcance social, reconhecimento, melhoria da imagem associativa. Serão agraciadas as duas primeiras Asbacs que mais efetivamente cumprirem as exigências.
Projeto de comunicação | concorrem conjuntos de mídias desenvolvidas com periodicidade para divulgar as atividades, manifestações e realizações das associações, tais como jornais e boletins, cartazes e peças gráficas de apoio a eventos, além de iniciativas de marketing e ações que visem melhorar a imagem da associação e diferenciar positivamente o quadro associativode quem ainda não é associado. Serão agraciadas as duas primeiras Asbacs que mais significativamente cumprirem as exigências.
Parâmetros: projeto gráfico, redação, fotografia, técnicas, criatividade, relação custo/benefício, repercussão e impacto da mensagem.
Projeto especial | concorrem dirigentes ou conjunto de dirigentes responsáveis por projetos que visem à sustentabilidade do sistema federativo. Serão analisados projetos e iniciativas criativas que busquem solução para autogestão das Asbacs, e deem perspectiva de continuidade à ideia. Será vencedor o melhor projeto.
Parâmetros: abrangência, repercussão e impacto no quadro de dirigentes e associativo.
Destaque Associativo | concorrem funcionários, dirigentes da Asbac ou do Banco Central que tenham demonstrado, através dos anos, acima da relação trabalhista, dedicação de afeto no trato das coisas com a Associação, em sua representação ou realizado iniciativas de extremo valor para os destinos de cada Asbac, e que revelem o verdadeiro espírito de congraçamento que deve permear a ideia associativa.
Parâmetros: descrição do perfil do candidato, abrangência, repercussão e impacto de sua(s) ações no quadro associativo. Será agraciado o candidato que mais efetivamente demonstrar, através de relatos e fatos, o cumprimento dos parâmetros.
JULGAMENTO: as categorias “Melhor agregação de associados” e “Iniciativa esportiva” vão ser avaliadas objetivamente, por meio de números encaminhados à comissão julgadora da Fenasbac. As demais vão ser examinadas através de descrição detalhada, sempre que possível com registros fotográficos, das iniciativas e projetos, por comissão julgadora especialmente escolhida para a ocasião.
PRÊMIOS: a Fenasbac entregará, por intermédio de sua diretoria, em cerimônia especialmente marcada para o evento, troféu e estímulo financeiro a ser estipulado.
ESTÍMULO FINANCEIRO AOS VENCEDORES: 3 mil reais a cada categoria. Adicionalmente, todas as Asbacs que forem premiadas em alguma categoria receberão apoio financeiro, em valor de 5 mil reais, para complemento de realização de suas festividades de encerramento de ano.
Projeção da implicação dos recursos para o prêmio
Como são 6 categorias, uma das quais com a possibilidade de as dez regionais da Asbac serem contempladas, pela primeira cláusula há uma expectativa de um mínimo de 3 mil reais e no máximo 30 mil reais em prêmios. Pela segunda cláusula, a de que todas as Asbacs premiadas nas categorias auferissem apoio adicional de 5 mil reais, há expectativa de que haja incremento de no mínimo 5 mil reais, no máximo de 50 mil reais, se todas as dez regionais vencessem algum dos quesitos. No espírito do prêmio, e otimistamente, aglutinando os dois valores, temos que se despenderia um mínimo de 8 mil reais, e um máximo de 107 mil reais.
DATA DE VALIDADE DOS PROJETOS CONCORRENTES: o quinto Prêmio de Qualidade Fenasbac vai julgar projetos iniciados e/ou em andamento durante o ano de 2014, e até 28 de fevereiro de 2015.
CARACTERIZAÇÃO DE NOVIDADE DOS PROJETOS: um projeto poderá concorrer ao Prêmio exclusivamente no ano de sua implantação. Nos anos seguintes, para concorrer à mesma categoria, deverá apresentar alterações consideradas significativas pela Comissão. Ainda assim, o tema do projeto – por exemplo, festa junina – só pode participar três vezes da competição, consecutivas ou não, a contar do prêmio deste ano, referente a 2014.
COMISSÃO JULGADORA: foram escolhidos para compor, na edição de 2014, os seguintes representantes: Clovis Naconecy (Asbac-SP), Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes (Asbac-Recife) e Luiz Augusto Feitoza Ferraz (Asbac- Salvador). Anualmente, após a entrega dos Prêmios, a composição da Comissão será homologada ou alterada pelo Conselho Gestor da Fenasbac.
PRAZOS: foi fixada a data de 27 de março de 2015 (sexta-feira) como limite para que as Asbacs enviem seus projetos à concorrência do prêmio, com descritivo individualizado de cada projeto, indicação da categoria a que concorrem, e elementos que possam comprovar o cumprimento dos objetivos, como fotos e outros recursos audio-visuais, para a Fenasbac, aos cuidados da sra. Maysa Vicente. Terá a Comissão Julgadora o prazo de até 31 de março de 2015 (terça-feira) para divulgar os resultados. Eventuais recursos vão poder ser enviados à apreciação da Comissão, na pessoa de seu presidente, Clovis Naconecy (naconecy@uol.com.br) até o dia 10 de abril de 2015 (sexta-feira). Resultados finais serão divulgados até 17 de abril de 2015 (sexta-feira).
PREMIAÇÃO: a premiação será outorgada na primeira reunião do Conselho Gestor realizada após o dia 17 de abril de 2015.
OBSERVAÇÕES FINAIS: neste ano, o Prêmio mantém as pequenas alterações promovidas em 2012 e 2013, com a finalidade de espelhar melhor o que acontece na realidade das Associações. Basicamente, nestas ocasiões, foram criadas as categorias “Projeto Especial” e “Destaque associativo”, e as premiações receberam um pequeno incremento.
Para concorrer às categorias, as inscrições das iniciativas das Asbacs às sete categorias instituídas pelo Prêmio de Qualidade Fenasbac, o prazo é até 13 de março próximo.
Vamos reprisar alguns dos detalhes que podem ajudar as filiadas pleitearem sua inclusão nesta sadia concorrência. O Prêmio tem índole democrática e, na sua proporção, todas as Asbacs têm a possibilidade de, enviando o registro de seus eventos, vencer em várias categorias.
Seguindo as considerações finais do relatório do 4° Prêmio, estamos também promovendo pequenas alterações nos textos para que os prêmios sejam mais claramente entendidos em sua formatação e na comprovação de suas exigências.
Sugere-se, também, às regionais que enviem à competição apenas o que considerar o melhor projeto, dentro de uma mesma categoria. Ou seja: não serão levados em conta mais de uma iniciativa concorrente, à mesma categoria, da mesma regional.
Pela primeira vez, também, estamos relembrando a lista de todos os projetos já premiados, para que não existam casos de se contemplar várias vezes as mesmas concepções, no caso de não apresentarem novidades na formatação.
Leia mais informações sobre Institucional:
Estatuto Social
Regimento Interno
Regulamento FINVEST
Institucional
Regulamento PGAFI
Galeria dos ex-presidentes
Prêmio de Qualidade Fenasbac - 2016
Outros Normativos
Contas de Balanço
Regulamento - PRÊMIO BANCO CENTRAL DE ECONOMIA E FINANÇAS - 2016/2017
Órgãos Estatutários
Grupos de consórcios encerrados
Presidente do Banco Central é homenageado com Prêmio Inovação para o Desenvolvimento Econômico