Extratos das Reuniões Ordinárias
EXTRATO DAS DELIBERAÇÕES DA 42ª REUNIÃO ORDINÁRIA E EXTRAORIDINÁRIA DO CONSELHO GESTOR - Dias 16 e 17 de abril de 2013, Brasília – DF.
Presentes os representantes das ASBACs filiadas, sendo Francisco Paulo Brandão Aragão – Fortaleza, Reginaldo Bentes dos Santos – Belém, Paulo Renato Tavares Stein – Porto Alegre, Antônio Carlos Pinho de Lima – Belo Horizonte , Aparício Secundus Pereira Lima – Brasília, Celso Luiz Laufer – Curitiba, Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes – Recife, José Bispo Nascimento - Rio de Janeiro, Luiz Augusto Feitoza Ferraz - Salvador e Clóvis Naconecy de Souza – São Paulo. Participaram também como convidados especiais os ex-conselheiros que encerraram seu mandato, da Asbac BH Sra. Lúcia Paes Leme dos Reis, da Asbac RJ Carlos Alberto Filardi, da Asbac Salvador Eronides Batista Pituba e da Asbac Curitiba Rui Jadiel Rodrigues Silva, além das presenças do Diretor Executivo do Instituto Fenasbac, Sr. Gerson Bonani, do Assessor Jurídico, Dr. Vandir Apparecido Nascimento, do Diretor de Operações Jamil Antonio Helou, da Diretora Administrativo-Financeira Sra. Marinalva Corrêa de Castro e, na parte inicial em face de exame das contas de 2012 da Diretoria Executiva, os Senhores Walter Gomes de Oliveira, Benito Lima Vasconcelos e José Augusto Alves Barros, respectivamente Presidente e Membros Efetivos do Conselho Fiscal.
Cumprindo a pauta, os Senhores Conselheiros assim deliberaram:
Posse dos Conselheiros (art. 21 item III do Estatuto Social)
Assinaram o respectivo Termo de Posse e formarão o novo Conselho Gestor da Fenasbac os representantes das ASBACs filiadas, sendo: Reginaldo Bentes dos Santos – Belém, Antônio Carlos Pinho de Lima – Belo Horizonte, Aparício Secundus Pereira Lima – Brasília, Celso Luiz Laufer – Curitiba, Francisco Paulo Brandão Aragão – Fortaleza, Paulo Renato Tavares Stein – Porto Alegre, Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes – Recife, José Bispo Nascimento - Rio de Janeiro, Luiz Augusto Feitoza Ferraz - Salvador e Clóvis Naconecy de Souza – São Paulo.
Eleição do Presidente e Vice-Presidente do Conselho Gestor
Foram reconduzidos os Srs. Francisco Paulo Brandão Aragão – ASBAC Fortaleza e Reginaldo Bentes dos Santos – ASBAC Belém, respectivamente para a Presidência e Vice do Colegiado.
Indicação do Diretor-Presidente da Diretoria Executiva (art. 20 Item X e art. 22 § 1º do Estatuto Social)
Indicado para recondução, o Conselheiro Paulo Renato Tavares Stein – ASBAC Porto Alegre continuará como Presidente da Diretoria Executiva.
Homologação da nominata dos Diretores Executivos
Foi homologada a recondução do Sr. Jamil Antonio Helou na Diretoria de Operações e da Sra. Marinalva Corrêa de Castro na Diretoria Administrativo-Financeira.
Exame das Contas do Exercício 2012
O Colegiado aprovou as contas do exercício findo em 31.12.2012, com base no Parecer do Conselho Fiscal, recomendando à AGO sua homologação, o que ocorreu por unanimidade. Os representantes apreciaram o Relatório do Conselho Fiscal que aprovou as contas e demonstrações contábeis do exercício findo em 31/12/2012. Ressalte-se que neste exercício, houve o concurso da empresa Paiva & Honda Consultores Associados Ltda, a qual deu conformidade às referidas demonstrações. Alguns itens de despesas que se mostraram expressivos, se comparados com os do exercício anterior, foram abordados e explicitados no Relatório da Executiva. Registrou-se o reconhecimento ao Conselho Fiscal pelo diligente e qualificado trabalho que vem realizando ao longo dos anos.
Prestação de Contas da Diretoria Executiva referente a obra de reforma da sede administrativa da Federação
O Presidente da Executiva apresentou dois mapas com a discriminação de cada item de gastos e fez amplo relato sobre a reforma e seus custos. Em resumo, os custos da obra até 31 de dezembro foram de R$ 905mil, dos quais R$ 110mil não previstos originalmente. Já os móveis e equipamentos atingiram R$ 248mil. Já na data de 25 de março de 2013, os custos praticamente finais somam R$ 1,234milhão sendo R$ 922mil de materiais e serviços previstos e computados no teto estabelecido pelo Conselho Gestor em 2012 quando autorizou a obra, que era de até R$ 900mil. Em móveis e equipamentos foram gastos cerca de R$ 311mil. A obra foi recebida em caráter preliminar estando sob avaliação e ajustes pela empreiteira. A Comissão de Obras deverá se reunir proximamente e dar seu aval para conclusão geral da obra e liberação dos valores bloqueados em garantia contratual.
Apreciação do Orçamento de 2013
Foi aprovado pelos Conselheiros com abstenção da Asbac DF, o Orçamento para 2013, enviado previamente aos Conselheiros em 2012, que apresenta nas receitas a projeção de R$ 3,168mil e para despesas R$ 3,288mil podendo assim atingir um déficit de R$120mil no ano. Os critérios utilizados são, como de praxe, conservadores, estimando-se os custos pelo máximo possível e as receitas pelo mínimo. Para investimentos e imobilizações estimou-se algo em torno de R$ 171mil.
Autorização para compra de salas no “Edifício Casa de São Paulo”
A Executiva propôs ao Colegiado e este aprovou por unanimidade, a aquisição de duas salas contíguas 201 e 202 no segundo andar do prédio Casa de SP. O valor de negociação é de R$ 620mil, medindo as salas, respectivamente 35 m² e 46,25m² e a avaliação formal contratada ao Eng. Amorim oscila entre R$ 602mil e R$ 672mil sendo R$ 637mil o padrão por ele adotado para os dois imóveis. Considerando não haver vagas de garagem vinculadas a estas salas, ficou autorizada a continuidade de busca por mais um ou dois boxes de garagem / estacionamento, neste prédio ou nas proximidades.
Prêmio de Qualidade Fenasbac
O Conselheiro Clóvis Naconecy de Souza – São Paulo, Presidente da Comissão do Prêmio Qualidade, apresentou a versão 2013 do certame, que prevê novas modalidades e possível incremento de premiação a ser bancada pela Federação. O Presidente Stein informou que não havia tido oportunidade de examinar o impacto financeiro, mas que, como até a edição anterior, nem todas as filiadas participaram o valor adicional não deverá ser muito grande. Ficou assim homologada a nova edição, devendo a Comissão examinar a aplicação das novas condições e ajustes.
Outros Assuntos
Foi aprovada sem ressalvas, a ata da reunião anterior e voto referente a baixa de imobilizado obsoleto. A Diretoria Executiva apresentou a situação econômico-financeira da Federação e suas operações com consórcios, seguros e PGAFI, no período de janeiro a abril de 2013 e perspectivas para o exercício de 2013. O Assessor Jurídico falou sobre as ações em curso sob sua responsabilidade. A Executiva pretende efetivar Encontro Nacional de Executivos das ASBACs e também de funcionários ainda neste ano.
Realizada em 11/05/2012 - Brasília/DF
Presentes os representantes das ASBACs filiadas, sendo Francisco Paulo Brandão Aragão – Fortaleza e Presidente do Colegiado, Reginaldo Bentes dos Santos – Belém que é Vice Presidente do Órgão e que secretariou a reunião, Paulo Renato Tavares Stein – P. Alegre que é o Presidente da Diretoria Executiva, Aparício Secundus Pereira Lima – Brasília, Rui Jadiel Rodrigues Silva – Curitiba, Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes – Recife, Carlos Alberto Filardi - Rio de Janeiro, Lúcia Paes Leme – Belo Horizonte, Eronides Batista Pituba - Salvador e Clóvis Naconecy de Souza – São Paulo. Participaram também o Assessor Jurídico, Dr. Vandir Apparecido Nascimento, o Diretor de Operações Jamil Antonio Helou, a Diretora Administrativo-Financeira Sra. Marinalva Corrêa de Castro , e os Senhores Walter Gomes de Oliveira e Benito Lima Vasconcelos, respectivamente Presidente e Membro Efetivo do Conselho Fiscal.
Cumprindo a pauta, os Senhores Conselheiros assim deliberaram:
Eleição do Presidente e Vice-Presidente do Conselho Gestor
Foram reconduzidos os Srs. Francisco Paulo Brandão Aragão – ASBAC Fortaleza e Reginaldo Bentes dos Santos – ASBAC Belém, respectivamente para a Presidência e Vice do Colegiado.
Exame das Contas do Exercício 2011
O Colegiado aprovou as contas do exercício findo em 31.12.2011, com base no Parecer do Conselho Fiscal, recomendando à AGO que se seguiria sua homologação, o que ocorreu por unanimidade. Os representantes apreciaram o Relatório do Conselho Fiscal que aprovou sem ressalvas, pela décima quarta vez consecutiva, as contas e demonstrações contábeis do exercício findo em 31 de dezembro passado. A Executiva da Federação apresentou igualmente seu Relatório de Gestão, abordando as realizações operacionais, administrativas e repercussões financeiras durante o ano passado. Na oportunidade foram reiteradas a solidez da Federação, seu crescimento patrimonial e sua adequação operacional. Registrou-se o reconhecimento ao Conselho Fiscal pelo diligente e qualificado trabalho que vem realizando ao longo dos anos. Os representantes do Conselho Fiscal informaram que conquanto a verificação dos documentos seja feita mês a mês, estão procedendo à feitura de Atas quadrimestrais, com vistas à maior agilidade no processo de verificação anual das contas e para dar maior credibilidade perante aos associados, sugeriram a contratação de uma auditoria externa, conforme previsto noartigo 30, item V do Estatuto Social.
Ano de Eleições Gerais nas ASBACs
A Diretoria Executiva apresentou uma série de recomendações para a condução do processo eleitoral que ocorrerá este ano em todas as filiadas, inclusive com sugestão de um calendário básico a ser seguido, considerando os prazos fixados pelo próprio estatuto das ASBACs. O estudo tem por base a votação manual em cédulas e os conselheiros eleito individualmente. As associações, que alteraram seus estatutos desde a criação do sistema federativo em 1998 ou que pretendam utilizar votação eletrônica deverão adaptar as sugestões e procedimentos do documento. Na oportunidade a Executiva da Federação entregou aos Conselheiros, mídia digital contendo as orientações sobre o pleito e os Conselheiros ficaram cientes da importância do estrito cumprimento das normas eleitorais, e de suas responsabilidades na condução do processo eleitoral.
Prêmio de Qualidade FENASBAC
O Conselheiro Clóvis Naconecy de Souza – São Paulo, Presidente da Comissão, destacou que está havendo um maior engajamento das filiadas e citou que no ano de 2011 ocorreram 4 (quatro) participações e em 2012 já somam 7 (sete) os participantes. Conclamou as Regionais que ainda não participaram do evento a fazê-lo. Foram agraciadas com o Troféu Qualidade 2012 mais premiação em dinheiro que atingiu o montante de R$ 42mil, as filiadas de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Salvador.
Votos Apresentados
a) Voto Fenasbac 01/2012 – Baixa de Imobilizado
- Aprovado;
b) Voto Fenasbac 02/2012 – Baixa de créditos PGAFI de difícil liquidação
- Aprovado.
b) Voto Fenasbac 03/2012 – Redução de juros PGAFI em 50%
- Aprovado.
d) Voto 01/2012 Asbac BH – Manutenção do Clube – R$-70mil, Finvest R$-30mil, saldo PGAFI em 36 vezes;
- Aprovado.
e) Voto 01/2012 Asbac Brasília – Criação de Comissão visando à reforma do Estatuto Social da FENASBAC;
-Não aprovado
Outros Assuntos
Aprovada a ata da reunião anterior, foram apresentadas a situação econômico-financeira da Federação e suas operações com consórcios, seguros e PGAFI e o andamento do projeto de reforma do 7º andar da sede administrativa da FENASBAC. O Presidente da DirEx informou que na reunião dos Diretores Executivos Regionais, realizada em 15 e 16 de março, em São Paulo, alertou os dirigentes sobre a necessidade de um levantamento circunstanciado da situação do IPTU, com ênfase nas Regionais de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo e ratificou o fechamento em dezembro de 2011 do Acordo Operacional com a Liberty Seguros para utilização do produto Affinity em seguro auto e residência, cujo lançamento ao público deverá ocorrer na segunda quinzena de maio. O Diretor Executivo do Instituto Fenasbac, colega Gerson Bonani, fez uma exposição das ações desenvolvidas no período de fevereiro a abril de 2012, e informou estar otimista quanto aos resultados operacionais esperados. A proposta da ASBAC DF para aquisição de sombreiros para as Regionais foi retirada de pauta, ficando o assunto sob orientação da Diretoria Executiva, dentro das ações de marketing institucional.
Leia mais informações sobre Institucional:
Estatuto Social
Regimento Interno
Regulamento FINVEST
Institucional
Regulamento PGAFI
Galeria dos ex-presidentes
Prêmio de Qualidade Fenasbac - 2016
Regulamento - Prêmio Qualidade Fenasbac 2015
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